Equipamento de Proteção Individual

Foto_Seguranca_Placa-EPI

Equipamento de Proteção Individual – Estou fazendo o correto?

Quando assistimos à televisão, em especial os programas que auxiliam na organização de casas e os que envolvem oficinas dos mais diferentes tipos, vemos as pessoas envolvidas fazendo uso basicamente de luvas e mascaras.

Porém, se analisarmos pelo ponto de vista estritamente técnico os equipamentos utilizados, constataremos que os equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados são impróprios para os potencias riscos.

Um exemplo, no programa de arrumação a apresentadora faz uso de luva de borracha, porém, o maior risco quando se manipula materiais incertos é de contato com material perfuro cortante, não protegido pela luva utilizada.

O que fazer para escolher o EPI correto?
Entendo que o foco do programa na TV é sobre o seu tema e que, de certa forma, está mostrando a importância para o uso de EPI, porém, talvez fosse importante contar com um técnico para ajudar na escolha, mostrando desta forma o equipamento correto.

No Brasil existem profissionais (técnico e engenheiro de segurança) que são especialistas na identificação de riscos ocupacionais e na indicação de equipamento de proteção individual (EPI), então, porque não utilizar este conhecimento.

Lembre-se: o equipamento de proteção individual correto protege a integridade física do usuário

O texto formatado para impressão pode ser baixado clicando aqui .

Outras publicações estão disponíveis no sitio www.rcconsulting.eng.br na aba INFO.