Instalações elétricas: como está a da sua casa, do seu condomínio ou de sua empresa?
Há alguns dias, falando com um amigo, ele me disse: as instalações elétricas do prédio onde moro estão seguras e perfeitas.
Perguntei de onde vinha tal certeza e ele me disse que haviam feito a “Inspeção Visual em Instalações Elétricas de Baixa Tensão” como definido na Instrução Técnica número 41 de 2011 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Esta afirmativa é uma meia verdade.
A inspeção definida na IT 41 é uma inspeção visual, uma análise superficial, assim sendo, não verifica com profundidade a os aspectos funcionais da instalação.
Para garantir que a instalação está em perfeitas condições, há a necessidade de uma inspeção mais profunda, com algumas medições de desempenho e operacionalidade.
Além disso, não podemos esquecer que, como em tudo, as instalações elétricas também possuem uma vida útil que é definida por alguns aspectos como carga utilizada, ciclo de utilização, etc.
Como garantir a condição das instalações elétricas?
Só há uma maneira para se garantir a condição da instalação elétrica. É contratar um profissional devidamente registrado no CREA para realizar uma análise ampla, com a emissão da devida ART.
Lembre-se: no topo da lista de causas de incêndio estão os problemas relacionados às instalações elétricas.
Para baixar boletim com este texto Clique Instalações Elétricas